Centro Aichi para Estudos de Japonês - Instituto Yamasa
Top

Programa de Acomodação Estudantil e Homestay da Yamasa

O Problema

Todos os anos, milhares de estudantes internacionais chegando de diferentes países e culturas para estudar japonês no Japão encontram um problema comum. A verdade é que muitos estudantes não conseguem encontrar uma acomodação que seja conveniente. A maioria dos estudantes não pode pagar os altos valores dos aluguéis e acaba morando em alojamentos de baixo padrão e longe da escola, necessitando gastar muito tempo dentro de trens e metrôs lotados para ir e voltar da escola.

No Japão, especialmente em Tóquio, gastar de 60 a 90 minutos para ir à escola é considerado normal e virtualmente impossível de se evitar. Isto é algo importante para se levar em consideração, uma vez que acomodação inadequada ou longas horas gastas dentro de um trem podem afetar o aproveitamento dos seus estudos. E custa dinheiro! Em Tóquio, pode representar algo entre 16 e 30 mil ienes a mais por mês.

Além de o transporte público no Japão ser caro e lotado, estrangeiros (especialmente estudantes) também têm dificuldade em conseguir alugar uma acomodação (um fiador e uma série de taxas para assinatura do contrato também são necessários). Muitas instituições de ensino, inclusive universidades, mesmo quando estão dispostas a se tornar fiadoras dos seus alunos, dependem de imobiliárias para fornecer a acomodação. A maioria das imobiliárias cobra além do shikikin (luvas no valor de 3 ou mais aluguéis, usadas para cobrir eventuais despesas com danificações causadas ao imóvel, e que raramente são devolvidas ao término do contrato), o reikin ("taxa de agradecimento" que, na verdade, é uma comissão). Este fica com a imobiliária e pode ser cobrado novamente na renovação do contrato.

A Solução

Por outro lado, a Yamasa possui suas próprias acomodações estudantis (não são alugadas) próximas ao campus. Todas as acomodações oferecidas estão localizadas em áreas residenciais tranquilas e seguras com lojas, restaurantes e outros serviços nas proximidades. Não existe um único aluno hospedado em nossas acomodações que necessita utilizar transporte público para ir à escola. Você pode deixar a hora do rush para os outros, sair de casa e caminhar tranquilamente para a escola 10 ou 15 minutos antes da sua primeira aula começar. Na Yamasa, acomodações de baixo padrão ou longas horas dentro de um trem não são consideradas normal, muito menos desejável. Para se locomover para outras áreas da cidade ou nas viagens de fim de semana, pontos de ônibus estão espalhados pelas redondezas e é possível chegar a estação JR Okazaki (na linha Tokaido que liga Tóquio a Osaka) em poucos minutos de bicicleta. Acomodação é garantida, ou seja, todo aluno matriculado na Yamasa tem a garantia de receber acomodações apropriadas, seguras e econômicas.

Na Yamasa, além das inúmeras opções de acomodação, também existe o programa Homestay (acomodação em casas de família) para se escolher. Mesmo após a matrícula é possível mudar a opção de acomodação. Muitos alunos mudam-se de quitinetes para Homestays ou para o Student Village e vice-versa.

Não temos estacionamento em nossos alojamentos. Caso venham de moto (scootter, 50cc), favor entrar em contato conosco.

Mobiliário

Atenção: lençóis e cobertores não são fornecidos devido, principalmente, ao alto custo de colchões em estilo ocidental no Japão. Os alunos podem comprar ou alugar futons através da Yamasa, ou ainda pegar emprestado com amigos. Alunos matriculados por 6 ou mais meses consideram mais econômico comprar um futon em vez de alugá-los. A compra ou aluguel de um futon pode ser solicitada com antecedência ao se matricular na Yamasa. Caso faça a solicitação através da Yamasa, nossa equipe se certificará de disponibilizar o jogo de futon (colchão, edredon, capas e travesseiro) na primeira noite em que você passar em Okazaki. Não há problema nenhum em providenciar seu futon por conta própria; caso pedir a um amigo, solicite que seja enviado à Yamasa para que possamos deixá-lo no seu apartamento com antecedência. Não há custo para este serviço.

Todas as opções de acomodação dispõem de escrivaninha, cadeira, luminária, estante, guarda-roupas e entrada para conexão à internet (o acesso na Yamasa Villa II é wireless, sem fio). As quitinetes também contam com geladeira e TV. Fogão e panelas também são fornecidos. No entanto, pratos, tigelas, talheres e outros utensílios de cozinha devem ser providenciados por conta própria. Tais utensílios podem ser facilmente encontrados por preços acessíveis em lojas locais. Alguns destes utensílios estão disponíveis nas acomodações que compartilham a cozinha.

Mapa



Česky Suomi Francais עברית Magyar Italiano 한글 Português Svenska


Fundação Hattori (desde 1919) - Instituto Yamasa
1-2-1 Hanehigashi-machi, Cidade de Okazaki, Província de Aichi , JAPAN 444-0832
Tel: +81 (0)564 55 8111 Fax: +81 (0)564 55 8113 Email: entre em contato

© 1992 - 2016 The Yamasa Institute. All rights reserved.

Política de Reembolso